A perda de órgãos dentários conduz a alterações de redobro alveolar, que afetam predominantemente a tábua óssea vestibular. A diminuição da espessura do rebordo desdentado pode comprometer ou diferenciar a reabilitação patética sobre implantes dentários.
Existem diferentes técnicas cirúrgicas para aumentar a espessura horizontal do rebordo ósseo residual, desde a ROG com biomateriais a enxertos de blocos de osso autólogo. Casa técnica tem as suas indicações e limitações e com mobilidade pós-operatórias distintas.
A distração óssea horizontal, ou split crest, permite deslocar a cortical externa em direção vestibular através de uma fractura em ramo verde da porção apical desta. Co esta técnica, originalmente desenvolvida por Tatum em 1986, consegue-se um aumento imediato da espessura de rebordo alveolar possibilitando a colocação simultâneo dos implantes. É uma técnica previsível, associada a baixa mobilidade e com a utilização de autoenxertos ou xeneonxertos.
Neste curso, serão efetuadas cirurgias ao vivo com a técnica split crest bem como exigirá uma componente prática em modelos anatómicos onde o aluno poderá executar toda a técnica cirúrgica. Haverá uma parte teórica sobre o aumento lateral da crista óssea e a evidência científica atual sobre o tema.