Um dos avanços mais importantes da medicina dentária moderna para a realização de tratamentos dentários que satisfaçam os requisitos biológicos, funcionais e estéticos, foi o desenvolvimento da Implantologia.
A aplicação clínica desta ciência permite recuperar a estética e função dos dentes perdidos e dos tecidos que os rodeiam.
Hoje em dia, o progresso tecnológico e científico permitiu o desenvolvimento de novos desenhos de implantes e de novas superfícies que permitiram satisfazer as exigências de pacientes e profissionais. Diminuiram-se de forma considerável os tempos de carga dos implantes e foi possível aumentar também a integração estética e biológica das próteses, graças à incorporação com outras áreas de medicina dentária, tendo como objetivo a reabilitação estética e funcional do paciente.
Neste programa, a figura do “implantologista” deve reunir uma série de conhecimentos específicos relacionados por um lado com a realização do tratamento cirúrgico especializado e por ouro lado com conhecimentos multidisciplinares que lhe permitam ter uma visão clínica ampla para a reabilitação do caso.